NOTÍCIAS

Jornal Nacional apresenta matéria sobre a Serra da Barriga e entrevista Erivaldo Oliveira

O Jornal Nacional, da Rede Globo, apresentou na noite de segunda-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma matéria sobre as comemorações da data na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL).
Leia mais >>

TV Brasil exibe amanhã (quinta) especial sobre a Serra da Barriga

O ano de 2017 trouxe uma conquista histórica para os negros. A Serra da Barriga, palco da célebre luta de Zumbi dos Palmares e seu povo pela liberdade, recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul.
Leia mais >>

Promover mobilidade social e levar políticas públicas a comunidades quilombolas: entrevista com Erivaldo Oliveira

Criada em 1988, a Fundação Cultural Palmares (FCP) é uma entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) que tem a missão de promover e preservar a arte e a cultura afro-brasileira.
Leia mais >>

Serra da Barriga celebra Dia da Consciência Negra

Uma grande festa com centenas de pessoas marcou as comemorações do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, nesta segunda-feira, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
Leia mais >>

Erivaldo Oliveira fala sobre Consciência Negra à imprensa alagoana

Dentro da ampla cobertura da mídia às comemorações do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, nesta segunda-feira, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP) falou à imprensa sobre a importância da data.
Leia mais >>

Fundação Palmares distribui 5 mil livros em Maceió

Até este domingo, 19 de novembro, moradores e visitantes de Maceió podem conhecer o projeto Vamos Subir a Serra, no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, na Praça Multieventos, na praia de Pajuçara.
Leia mais >>

Atividades culturais movimentam Maceió no sábado

Uma série de atividades culturais e artísticas movimentam o sábado, 18 de novembro, em Maceió, dentro do projeto Vamos Subir a Serra, que comemora o Mês da Consciência Negra e acontece no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, na Praça Multieventos, no bairro de Pajuçara.
Leia mais >>

Diretora da Palmares é entrevistada pela Rádio Difusora de Alagoas

A diretora de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares (FCP), Carolina Nascimento, falou nesta sexta-feira, 17 de novembro, à Rádio Difusora AM 960, de Alagoas.
Leia mais >>

Palestra de Erivaldo Oliveira ressalta importância cultural da Serra da Barriga

O papel da Serra da Barriga na valorização da cultura afro-brasileira e como indutor de desenvolvimento social. Esses constituem eixos de palestra que o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira, realiza nesta sexta-feira, 17 de novembro, às 14h, no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, na Praça Multieventos, no bairro de Pajuçara, em Maceió (AL), com entrada aberta à comunidade.
Leia mais >>

Empoderamento da mulher negra é tema de palestra em Maceió

A palestra Empoderamento da Mulher Negra traz a presença da atriz, escritora e roteirista Kenia Maria. Ela foi a primeira pessoa a receber da Organização das Nações Unidas (ONU) o título de Defensora dos Direitos das Mulheres Negras.
Leia mais >>

Projeto Tambor Falante aborda tema pertencimento étnico

A programação dos eventos Subindo a Serra, em Maceió (AL), destaca hoje (quinta-feira, 16 de novembro), às 16h, o projeto Tambor Falante, ação que destaca palestras de interesse social.
Leia mais >>

Festejos em Alagoas celebram Dia da Consciência Negra

Uma intensa programação marca a festa do Dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira, 20 de novembro, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, no estado de Alagoas. O evento terá participação do presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira, e do governador de Alagoas, Renan Filho. Além solenidade, haverá apresentações de grupos culturais e religiosos.
Leia mais >>

Ator Érico Brás faz palestra sobre mídia e racismo

Um dos destaques do projeto Vamos Subir a Serra, no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), na próxima quinta-feira, 16 de outubro, às 19h, é a palestra Mídia e Racismo, com o ator Érico Brás.
Leia mais >>

Programa Repórter Brasil exibe matéria sobre a Serra da Barriga

O Repórter Brasil exibiu na noite de segunda-feira, 13 de novembro, matéria sobre o título de Patrimônio Cultural do Mercosul dado à Serra da Barriga, localizada no município alagoano de União dos Palmares. A reportagem pode ser assistida no site da TV Brasil e no link abaixo da matéria.
Leia mais >>

Em cerimônia de certificação como patrimônio do Mercosul, ministro destaca potencial turístico da Serra da Barriga

Na cerimônia de certificação da Serra da Barriga, em Alagoas, como Patrimônio Cultural do Mercosul, realizada neste sábado (11), o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, afirmou que esse reconhecimento internacional vai incrementar um importante vetor de desenvolvimento da região – o turismo.
Leia mais >>

Movimento Negro prestigia entrega de título à Serra da Barriga

Autoridades, representantes do meio acadêmico e do Movimento Negro participaram da entrega do título de Patrimônio Cultural do Mercosul à Serra da Barriga. A cerimônia aconteceu neste sábado, 11 de outubro, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no município alagoano de União dos Palmares.
Leia mais >>

Erivaldo Oliveira fala à TV Gazeta

O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira, deu entrevista em Maceió, nesta sexta-feira, 10 de novembro, à TV Gazeta, afiliada alagoana da Rede Globo. Ele falou ao programa AL TV, exibido ao meio-dia.
Leia mais >>

Erivaldo Oliveira visita Mãe Mirian

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, visitou nesta sexta-feira, 10 de outubro, o centro Ilê N’Ife Omi Omo Posú Betá, em Maceió. Ele foi recebido por Mãe Mirian de Nanã.
Leia mais >>

Maceió recebe mostra Malongo, de Paulo Nazareth

Um dos destaques da programação do Mês da Consciência Negra em Maceió fica por conta da exposição Malongo, do artista plástico mineiro Paulo Nazareth. A abertura aconteceu na última terça-feira, 7 de novembro.
Leia mais >>

Celebração da Serra da Barriga marca evento em Maceió

Em clima de festa, foi aberta a XV Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, por conta do reconhecimento da Serra da Barriga, em Alagoas, como Patrimônio Cultural deste bloco. A cerimônia aconteceu na noite de quarta-feira, 8 de outubro, no Teatro Marechal Deodoro, no centro de Maceió.
Leia mais >>


Eventos em Alagoas comemoram Dia da Consciência Negra

Uma série de eventos em Maceió e União dos Palmares, em Alagoas, marcam as comemorações do Mês da Consciência Negra e da entrega do título de Patrimônio Cultural do Mercosul à Serra da Barriga, onde no passado existiu o célebre Quilombo dos Palmares.
Leia mais >>


Documentário conta história da Serra da Barriga

Nesta segunda-feira, 6 de novembro, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira, apresentou aos profissionais da instituição um trailer do documentário sobre a Serra da Barriga produzido pelo programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil.
Leia mais >>


Alagoas celebra Mês da Consciência Negra

Parcerias entre instituições da sociedade e órgãos públicos como a Prefeitura de Maceió e a Fundação Cultural Palmares (FCP) marcam as comemorações do Mês da Consciência Negra em Alagoas.
Leia mais >>


Romaria da Terra e das Águas comemora 30 anos na Serra da Barriga

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL), recebeu no último sábado (4) e domingo (5) a Romaria da Terra e das Águas, que completa 30 anos.
Leia mais >>


Comemorações marcam título de Patrimônio Cultural do Mercosul à Serra da Barriga

Um local de resistência e de importância histórica será palco de eventos que comemoram o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A Serra da Barriga, que no passado abrigou o Quilombo dos Palmares (AL), receberá sua certificação como Patrimônio Cultural do Mercosul no próximo dia 11.
Leia mais >>


Serra da Barriga Patrimônio do Mercosul é tema de comemorações do Dia da Consciência Negra

Fato mais relevante para a cultura afro-brasileira em 2017, o título de Patrimônio Cultural do Mercosul, dado à Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, em Alagoas, é o tema das comemorações do Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Leia mais >>


TV Brasil prepara programa especial sobre a Serra da Barriga

O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, entrevistou nesta quarta-feira, 4 de outubro, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Oliveira.
Leia mais >>

 

Acompanhe o andamento das obras no Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Iniciada em janeiro, a reforma do Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga, localizado em União dos Palmares/AL, está a todo vapor. Além das obras de recuperação das instalações e edificações que compõem o Parque, serviços especializados de engenharia vão restaurar o Posto de Observação.
Leia mais >>

 

 Parque Memorial Quilombo dos Palmares será reformado

Em parceria com a Fundação Cultural Palmares, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), publicou, na segunda-feira (24), no Diário Oficial da União, o Aviso de Licitação nº 11/2012, que contratará empresa para realizar a reforma do Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga, localizado em União dos Palmares/AL. Além da recuperação das instalações e edificações que compõem o Parque, o edital também contratará empresa de serviços especializados de engenharia para restaurar o Posto de Observação.
Leia mais >>

 

FCP em Alagoas prepara ações preventivas e reparatórias para a Serra da Barriga
A representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas (FCP/AL) prepara série de ações preventivas e reparatórias para a Serra da Barriga. As medidas estão sendo tomadas desde que uma área da Serra, localizada em União dos Palmares, foi incendiada na última quarta-feira (25). Por pouco, o incêndio não atingiu ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, dedicado ao líder negro Zumbi.
Leia mais >>

 

Serra da Barriga recebe terceira edição do Projeto Passeio no Parque
A representação da Fundação Cultural Palmares em União dos Palmares, Alagoas, promoveu no último domingo (15), a terceira edição do Projeto Passeio no Parque reunindo dezenas de crianças e adolescentes do Povoado Várzea Grande, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga.
Leia mais >>

 

Músicos alagoanos homenageiam Zumbi com canção inédita
“Quando for fazer cantiga, lá na Serra da Barriga, me diga que eu quero ir”. Com esta frase o compositor Petrúcio Baêtto e o músico Gustavo Gomes iniciam a música Ponto do Colibri, resultado de parceria para homenagear o líder Zumbi, no Estado de Alagoas. Inédita, a canção teve como inspiração momentos de reflexão de Baêtto em suas visitas a Serra onde existiu o maior quilombo da América Latina, o Quilombo dos Palmares.
Leia mais >>

 

Segunda edição do Projeto Passeio no Parque realiza o Banquete dos Ancestrais na Serra da Barriga
A segunda edição do Projeto Passeio no Parque realizou neste domingo (8), na Serra da Barriga, o primeiro Banquete dos Ancestrais. O evento reuniu centenas de pessoas que prestigiaram atividades culturais durante todo o dia no Parque Memorial Quilombo dos Palmares e degustaram o cardápio afro-indígena, que foi servido no restaurante Kùuku-Wàana (Banquete Familiar).
Leia mais >>

 
Projeto Passeio no Parque inicia com sucesso na Serra da Barriga
A Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares, em Alagoas, sediou, no último domingo (18), o Projeto Passeio no Parque, que pretende a cada mês resgatar e aproximar a cultura quilombola aos visitantes do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
Leia mais >>


Aberto restaurante do Parque Memorial Quilombo dos Palmares
Quem visitar o Parque Memorial Quilombo dos Palmares poderá degustar o melhor da culinária tipicamente afro-brasileira, além de conhecer um pouco da história do mais populoso refúgio de escravos do Brasil e de seu maior líder, Zumbi dos Palmares. Instalado em Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, em Alagoas, o Parque reproduz os espaços mais significativos do Quilombo dos Palmares e, agora, o melhor de sua cozinha.
Leia mais >>