ALAGOAS

Localizado na Região Nordeste do Brasil, o estado de Alagoas possui uma população estimada em 3.015.912 habitantes e uma área de 27.767, 661 km². Baseada principalmente na produção e exportação de açúcar e na criação de gado, sua economia, ainda hoje, é dependente das grandes plantações de cana-de-açúcar, que se estendem do litoral à Zona da Mata.

Na última década, a atividade turística de Alagoas cresceu significativamente. Com um belo litoral, cidades históricas e a inauguração, em 2007, do Parque Memorial Quilombo dos Palmares – o primeiro e único parque temático de inspiração africana do Brasil –, o estado tem aumentando consideravelmente o número de visitantes nacionais e estrangeiros, atraídos por sua beleza natural e por sua rica história.

Com a implantação, no final do século XVI, do Quilombo dos Palmares, na lendária Serra da Barriga, Alagoas tornou-se o berço da resistência negra no Brasil. Embora seja a segunda menor unidade da Federação, reúne 60 comunidades remanescentes de quilombos, 53 das quais certificadas pela Fundação Cultural Palmares. A população afrodescendente do estado perfaz um total de 66,6%.

Decorrente da economia baseada originalmente no trabalho escravo, o estado tem forte influência da cultura negra, presente no artesanato, na culinária, nos ritmos e danças. Vasto e peculiar, este patrimônio imaterial inclui as Caboclinhas, as Taieiras, as Negras da costa, as Baianas e o Samba-de-matuto – todos inspirados em antigas tradições e mitos africanos.

__________________________________
CURIOSIDADE – A origem do nome Alagoas remonta aos numerosos lagos e lagoas – mais de 30 em todo o Estado.